domingo, 21 de janeiro de 2018

Edifício Brasil . Barra . Salvador


Famoso e emblemático edifício de Salvador, muito bonito, com paredes recobertas com mármores franceses que decora a entrada, o hall e todo o prédio em estilo déco tardio. Na portaria, linda escadaria em mármore e portão muito chique preto com detalhes em bronze. Os apartamentos têm varandas com gradis de ferro pintado e são enormes, típicos das construções dos anos 50.
O que falta ao lindo Edifícil  Brasil, hoje, é conservação e preservação da sua arquitetura, do seu estilo art déco tardio.
Eu adoro o Edifícil Brasil, tive amigos que moraram ali em várias épocas e eu ia muito lá. É um dos endereços tradicionais e a cara do bairro da Barra.
Quando menino, nos anos 60, tive uma tia que morou no Edifício Harmonia que fica quase em frente ao Brasil. Os dois edifícios na época estavam nos trinques e com moradores de classe média para alta.
Notei que o nome do prédio em letra cursiva e feito de  bronze e que está pregado na pilastra da frente do edifícil está parcialmente arrancado, uma ação, com certeza, dos vândalos que não deixam nada de metal nas portarias, números e nomes dos antigos prédios. Arrancam para vender e trocar por droga.  No edifícil em que minha mãe mora, arrancaram o número do apartamento, de bronze, número este que estava lá desde os anos 50. É um horror!
É o Brasil, ou melhor, o sil.









Edifício sil.




2 comentários:

  1. Adoro prédios dos anos 50. Tão espaçosos, bem diferente das atuais caixas de fósforo. Ás vezes o prédio tem uma grande área externa, cheia de equipamentos tipo área gourmet (para a classe média se sentir rica, rsss) mas os apartamentos mínimos. A Barra entrou em decadência faz tempo, e prá completar a tal reforma não acabou com os consumidores de drogas. O bairro continua sinistro e pra piorar lugares para estacionar são raros. Uma pena. Adoraria morar num prédio como este.

    ResponderExcluir
  2. KKK é agora é assim, 4 quartos mínimos, menores que os antigos quartos de empregada, e investem na área de lazer e esportes, a churrasqueira, área da cervejada, uma podridão.
    A Barra e a Barra Avenida estão super decadentes, quem tinha dinheiro se mandou, ficaram os apartamentos para aluguéis. às sete da noite não tem ninguém caminhando na Marquês de caravelas, nem nos playgrounds se vê gente, acho que têm medo de serem rendidas. É um horror!
    Eu moro num apartamento enorme no centro, maravilhoso, mas não saio muito, é trabalho e casa. Hoje tá tudo perigoso.
    Um abraço.

    ResponderExcluir