segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Foto Antiga de Homem Antigo


Dentro de uma edição muito antiga de Os Sertões de Euclides da Cunha - a primeira foi de 1902 -, encadernação em tecido e letras gravadas a ouro encontrei este retrato de homem no meio de suas antigas e amarelecidas páginas. Seria ele o dono do livro? Quem sabe, quem saberá? Achei linda a foto, aliás eu adoro uma foto de anônimos antigos e, as encontradas dentro de livros velhos, gosto mais ainda. Acho mais interessantes e me emocionam mais do aquelas que deliberadamente compro em brechós. 
Folheio o livro e, de repente, aparece ou cai uma foto. Adoro!
Yolanda Prattini - Joana Fomm - algum noveleiro lembra? - adorava uma foto de gente antiga e morta, só que ela colocava em molduras e dizia ser de seus antepassados kkkkk eu coloco aqui.

2 comentários:

  1. Jorge

    Quem pode esquecer a Yolanda Prattini do Dancing Days? A verdade é que era ela quem animava com as suas patifarias aquela telenovela, povoada de gente boazinha e chata.

    Não sei se já lhe disse. Mas um amigo meu encheu uma parede inteira com fotografias antigas de pessoas desconhecidas e o resultado em termos decorativos era espantoso. Enfim, fez como a Yolanda Prattini e inventou um passado para si.

    Eu que enfim tenho uma família com passado, não consigo deixar de me fascinar com as fotos de desconhecidos que vejo nas feiras de velharias. creio que se fosse romancista, compraria essas fotos todas para criar personagens nos meus livros.

    Um abraço lisboeta

    ResponderExcluir
  2. A má é quem sempre dá a nota nas novelas, é quem apimenta as tramas. Não sei se vc sabe mas o papel seria de Norma Benguell que começou a gravar e, quando viu que o nome dela não estava entre os primeiros nos créditos da novela, brigou com o diretor e saiu. Graças a isso Joana Fomm entrou e começou a gravar uma semana antes de a novela ir para o ar. Imagine...E a personagem era a cara dela que faz muito bem as nervosas kkk Mas, Norma faria também muito bem o papel.
    Aqui também tem esta moda de fotos velhas em casas como decoração, às vezes gosto, outras, acho meio cafona e meio "carregado". Mas adoro colocar aqui.
    Eu tenho fotos de meus parentes antigos, mas até hoje não me animei...
    Yolanda Prattini manda abraços.

    ResponderExcluir