segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Isabel Teresa


 Isabel Teresa. Uma atriz que eu adorava. Fez poucas novelas na Globo: O Cafona e o Rebu. Só essas duas, acho. Sempre fazia a fina, a rica, a chique, a snob, a bem nascida. Com Tônia e Maysa fez um trio Criolina sem defeitos: muito papo fútil, moda, vestidos, festas, muito uísque,  alguns probleminhas pra apimentar a life, mas nada que fosse pra perder a pose. Pois bem, fui fuçar no google sobre Isabel Teresa e as únicas coisas que encontrei foram essas escassas fotos que trouxe aqui pro blog e mais nada. Ao final, fiquei sabendo que Isabel está atualmente vivendo no retiro da Casa dos Artistas no Rio. Nessa foto acima ela está à direita, exatamente como eu tenho ela na minha memória de espectador: o cabelinho curto, tipo Elis, lourinha, não muito alta, elegantérrima e uma voz e um jeito de falar muito bonito...é isso.


O Cafona. Três fotos que retirei do site oficial de Maysa.








Cena da novela Cafona que foi ao ar em 1971. Isabel Teresa à esquerda. Ao lado um ator que sumiu, não lembro o nome dele, lembro o sobrenome: Bourbon... A Sorrah, Paulo Gracindo e Felipe Carone.




Jornal Domingo Ilustrado, 1971.











Com Paulo Gracindo em O Cafona. Me lembro de uma cena em que a personagem de Isabel Teresa  falava sobre um vestido Balenciaga...Bem casual!








Vanda Lacerda, Rubens Correia e Isabel Teresa. Cena da peça A Escada de Jorge de Andrade.


 Cena da novela O Rebu, texto magnífico de Bráulio Pedroso. Isabel Teresa de branco, no centro, fazia uma...rica e ótima! Queria me lembrar do ator que está no canto esquerdo...é outro  que...sumiu! Walter Avancini está dirigindo a cena, numa época em que as novelas tinham, ainda, cenas montadas de forma bem teatral.






Isabel Teresa e Edson França. Como a novela se passava em um único dia, Isabel só usou essa roupa durante toda as gravações. Ela e todo o elenco, não mudou a roupa durante meses. O Rebu foi ao ar entre 1974 a 1975.







 Isabel Teresa, Buza Ferraz e, de costas, a meiga, Teresa Raquel.


O elenco de O rebu reunido. Isabel Teresa está na última fila. Nessa novela trabalhava duas outras atrizes que eu adorava, Isabel Ribeiro e Regina Viana. Isabel morreu e Regina Viana trabalhou em muita outras novelas da Globo e, depois, sumiu...

Uma colagem de fotos de O cafona, uma das novelas em que Isabel Teresa brilhou.



20 comentários:

  1. O Ator que sumiu chama-se Juan de Bourbon . Hoje vive no Rio de Janeiro se dedicando a música .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o ator ao lado de Felipe Carone é Francisco Cuoco.

      Excluir
    2. Sim, sim!!! Com certeza! Obrigado, me passei, esqueci de citá-lo.
      Um abraço.
      Obrigado

      Excluir
  2. Isabel Tereza foi esposa do ator Carlos Alberto. Viamos sempre o casal, pois eramos vizinhos em Copacabana.Depois se separaram, ele se envolveu com a Yoná. Ele e Isabel tiveram um filho que mora nos EEUU.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mora nos EUA, e desde que foi pra la sequer procura saber se ela sequer está viva, e ela está e espera ele voltar todos os dias, ate hoje. Todos os sábados (dia de visita no Retiro dos Artistas) ela arruma as malas esperando ele, e sempre se despede de todos, alias, ela ate hj nunca desfez as malas... 😢

      Excluir
    2. Obrigado por essas informações. Agradeço pelos fãs de Isabel entre os quais me incluo.
      Abraços.

      Excluir
  3. Que legal essa informação! Eu sei tão poucas coisas sobre ela...e não sabia que tinha filho com o Carlos Alberto. Atualmente, vc deve saber, ela vive no Retiro dos Artistas e está doente.
    Obrigado, abraços.

    ResponderExcluir
  4. Ela está precisando de muita ajuda está com CA de intestino e largada em um hospital Cardoso Fontes e isso eu sei pq trabalhei como técnica em enfermagem lá no Retiro e nada e o que parece ser .

    ResponderExcluir
  5. Por favor visitem a atriz que está abandonada com CA de intestino no hospital Cardoso Fontes e o Retiro não é nada do se mostra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre a visito, e ela ja saiu do hospital...infelizmente está com câncer, devido a idade os médicos preferiram não dar continuidade com quimio, sei bem o quanto ela sofre, mas nada a magoa mais do que o filho que a abandonou...

      Excluir
    2. Olá, Juliana, obrigado por mandar notícias sobre Isabel Tereza. Essa página aqui do blog sempre está sendo visitada, um sinal de que Isabel Tereza não está esquecida e que tem muita gente que se lembra dela. Eu não esqueço de Isabel em O Cafona. Maravilhosa com aquele cabelinho curto e, junto com Tonia e Maysa formaram um trio chiquérrimo na novela.
      Estranho o filho dela ter sumido...
      Abraços.

      Excluir
  6. Virtuosa e com estilo era a própria Isabel Tereza. Uma tristeza saber que ela está assim.
    Maravilhosa atriz!

    ResponderExcluir
  7. Uma Mãe é para 100 filhos; e 100 filhos não é para uma Mãe.... dizia meu avó ZéMota !!

    ResponderExcluir
  8. Na foto da novela O Cafona o ator ao lado de Felipe Carone é Francisco Cuoco e não Paulo Gracindo.

    ResponderExcluir
  9. Adorava atriz na novela O cafona e comprei logo o disco em que era o tema dela com príncipe Juan de Bourbon
    https://youtu.be/suHf_o5RQ-Q

    Música La question. Com François Hardy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não lembrava que La question era o tema da personagem dela...Aquele cabelinho curtinho, comprido atrás, tipo Elis Regina ficava muito bem nela. Em O Rebu ela estava com outro penteado.
      Acho que só via essas duas novelas com ela. Ótima e muito chique.
      Que bom que você é fã dela, tem amigos meus que não lembram, não conseguem lembrar e eu mostro o blog. Ela não foi muito conhecida em São Paulo, era mais atriz com trabalhos no Rio.
      Adorei conversar com um fã de Isabel Tereza. Com certeza ela teve muitos admiradores.
      Um abraço.

      Excluir
  10. Sim, Carlos Libório, Isabel tinha uma classe e um jeito chique só dela. Tinha uma presença fantástica em cena e uma voz linda! Eu adorava. Infelizmente fez poucas novelas. Não moro no Rio e nunca a vi no palco.
    Chiquérrima!!!!!!
    Um abraço.

    ResponderExcluir